2024-06-132024-06-13https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/3246Neste artigo relatamos resultados de uma investigação que teve como objetivo identificar eanalisar a participação da história da matemática na formação inicial de professores de Matemática, na ótica de professores e pesquisadores que atuam ou já atuaram com história da matemática. Foram entrevistados oito professores e investigadores de renome em campos de pesquisa como a História da Matemática, História da Educação Matemática, História na Educação Matemática, e Educação Matemática. Os depoentes revelaram diferentes perspectivas e contribuições da história da matemática nessa etapa de formação, bem como obstáculos e desafios a serem enfrentados por cursos de Licenciatura em Matemática. Apesar da falta de consenso entre os entrevistados, os resultados sugerem que conhecimento sobre a história da matemática pode fomentar a qualidade da formação de futuros professores de Matemática. Destacamos a necessidade de que a história da matemática seja abordada a partir das preocupações de um educador matemático.application/pdfCopyright (c) 2010 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e TecnologiaA história da matemática na formação inicial de professores de matemáticainfo:eu-repo/semantics/article