2025-07-022025-07-02https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/12682A inclusão de estudantes com deficiência na escola básica é uma realidade que desafia a escola e seus professores. Os cursos de Licenciatura necessitam abordar as especificidades desses estudantes no processo de ensino e aprendizagem. Este artigo apresenta a experiência do subprojeto PIBID-Interdisciplinar na área de matemática no contexto da educação inclusiva no período de 2016 a 2018. A coordenação das três áreas envolvidas, Matemática, Letras e Pedagogia, apoiaram-se na abordagem de investigação-ação para o desenvolvimento das seguintes ações: grupo de estudo, planejamento pedagógico, intervenção na escola básica e sistematização das experiências. O planejamento das atividades de intervenção foi baseado no Desenho Universal para a aprendizagem e em Atividades Orientadoras de Ensino. As ações proporcionaram a reflexão/problematização sobre os aportes da educação especial na perspectiva inclusiva, ressaltando a importância de (re)conhecer as potencialidades dos diversos estudantes na escola básica. Destacamos a importância da interação da Matemática com outras áreas de conhecimento para o planejamento e enfrentamento da realidade no contexto inclusivo.application/pdfCopyright (c) 2020 Jurema Lindote Botelho Peixoto, Cristiane Andrade Fernandes, Wolney Gomes Almeidahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0PIBID InterdisciplinarEducação InclusivaMatemáticaFormação de professoresEducação InclusivaA matemática no PIBID Interdisciplinar: educação inclusivainfo:eu-repo/semantics/article