2025-07-022025-07-02https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/12886O artigo tem por objeto a compreensão do modus operandi da apropriação de conceitos e do método weberiano na obra de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron “Os Herdeiros – os estudantes e a cultura”. Sustentamos a ideia de que essa apropriação é referenciada em dois vetores: demonstrar o caráter mistificado e mistificador do modo de relação dos estudantes com o sistema de ensino, e como ferramenta que indica um projeto não realizado, que necessitaria ter na razão seu elemento balizador que possa ser levado a efeito. Entendemos que esse movimento resulta em uma aposta política dos autores sobre a configuração que o sistema de ensino deveria ter para cumprir a função social a ele atribuída no projeto moderno, em particular no que tange ao ideal da igualdade e à política francesa de democratização da educação.Palavras-chave: Projeto educacional moderno; Educação superior; Método weberiano.application/pdfA herança weberiana n´Os herdeiros: entre o projeto moderno não realizado e a aposta na razãoinfo:eu-repo/semantics/article