2024-06-132024-06-13https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/3205O infinito, tema abstrato, contrário à intuição e experiências quotidianas, foi objeto de profundas reflexões no decorrer da história do pensamento humano. Controverso, oscilando entre atoe potência, perpassa praticamente todo o desenvolvimento histórico da matemática, bem como, o campo das artes, das mais variadas formas. Este artigo tem como objetivo explorar alguns aspectos da trajetória histórica e epistemológica deste conceito, a fim de refletir sobre a natureza do conhecimento matemático. Além disso, tomando a arte como lugar potencial para se exercitar o pensamento matemático, pretendemos perceber como o infinito foi problematizado neste campo de saber em diferentes momentos artísticos, especificamente no contexto da pintura. Com isto, pensamos contribuir com a formação de professores, no sentido de uma melhor compreensão dos saberes que permeiam sua prática escolar e, também, através das relações que podem ser estabelecidas ao se unir arte e matemáticaapplication/pdfCopyright (c) 2013 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e TecnologiaAporética do Infinito: [des]caminhos na matemática e na pinturainfo:eu-repo/semantics/article