2025-07-022025-07-02https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/11685O usuário e suas limitações, necessidades e vontades devem ser considerados ao longo do desenvolvimento de um projeto e na execução de um serviço para a garantia de satisfação do público-alvo. Assim questiona-se a influência do entendimento comportamental do público idoso na contribuição no estabelecimento da ergonomia organizacional dos supermercados. Por essa razão, o objetivo deste artigo é de utilizar da metodologia quantitativa para realizar uma pesquisa bibliométrica, por meio da base de dados do portal de periódicos CAPES, sobre o comportamento dos idosos sob a ótica de serviços de supermercados; e através de análise qualitativa correlacionar os estudos levantados com a ergonomia organizacional destes estabelecimentos de varejo de alimentos, e verificar a influência da análise dos aspectos comportamentais, limitações, necessidades, vontades, desse público sênior, na promoção dos serviços de supermercado e melhoria da experiência de compra. Como conclusão, foi perceptível que, com a ascensão da valorização da experiência vivenciada pelo consumidor, o entendimento do usuário idoso em vários níveis, não se restringindo apenas ao nível da capacidade física, se mostrou um grande agregador para o desenvolvimento e ou melhoria da experiência de consumo dentro de um supermercado.application/pdfCopyright (c) 2017 Human Factors in DesignINFLUÊNCIA DA AVALIAÇÃO COMPORTAMENTAL DE CONSUMO DO IDOSO NA ERGONOMIA ORGANIZACIONAL DE SUPERMERCADOSinfo:eu-repo/semantics/article