Katia Augusta MacialNatália Sampaio de Carvalho Braga2024-05-232024-05-232016-03-08https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/122Este projeto visa contribuir com os estudos de articulação entre cinema e educação, promovendo uma análise da potência da inserção da produção de documentário em contexto escolar. Para tanto, trabalha a ideia de que a escola é estruturada enquanto um complexo sistema de normatização, que tende a afastar o aluno por não se reconhecer nas atividades desenvolvidas durante o processo de ensino-aprendizagem. Diante deste cenário, defende-se aqui a ideia de que é necessário pensar em alternativas que permitam uma transformação das relações escolares, valorizando a singularidade dos alunos, visando a formação de sujeitos críticos, criativos e dispostos a se engajar em uma compreensão do outro. Assim, propõe-se que a produção de documentário é um dos instrumentos com maior potencial para alcançar estes objetivos, permitindo aos estudantes reconhecerem-se em funções diversas, desenvolverem habilidades de relações em grupo, além de promover uma experiência prática de imersão em um encontro com a diferença que demanda uma responsabilidade ética.Português (Brasil)DocumentárioEducaçãoProdução CinematográficaCriar para aprender: a produção de documentário na escolaTrabalho de Conclusão de GraduaçãoCiências Sociais Aplicadas - ComunicaçãoCiências Sociais Aplicadas - Comunicação