PROFº. DR. PABLO SEBASTIAN MOREIRA FERNANDEZElisabeth Cristina Dantas de Araújo2024-05-202024-05-202019-02https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/95Para o Ensino da Geografia, despertar no aluno o interesse e a possibilidade de enxergar o mundo através de suas concretudes e subjetividades, se torna condição essencial para formar um indivíduo que vê no mundo a materialização do que se aprende também no espaço escolar, e assim contribuir para a ressignificação de conceitos e novas aprendizagens. Nessa tarefa de ensinar a ler o mundo, a Geografia de maneira privilegiada, dispõe de inúmeros caminhos (teóricos e metodológicos) para fazê-lo de maneira ímpar, sendo um deles o Trabalho de Campo, que ao ser transposto ao do Ensino da Geografia passa a ser denominado de Estudo do Meio. Nesse sentido, o texto que ora se apresenta é resultado de reflexões construídas durante a disciplina de Ensino de Geografia I do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e tem como objetivo discutir as contribuições trazidas pelo Estudo do Meio na construção dos conhecimentos relacionados à Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental I. O estudo se ampara em autores da Geografia e da Pedagogia, assim como nos documentos oficiais da educação – Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) e a Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Fundamental (BRASIL, 2018).Português (Brasil)Ensino de Geografia; Estudo do Meio e leitura do mundo; Anos Iniciais do Ensino FundamentalO ESTUDO DO MEIO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: PROPONDO A LEITURA DE MUNDO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"The study of the environment in geography education: proposing the reading of the world in the early years of elementary school."Trabalho de Conclusão de GraduaçãoCiências Humanas - Educação