2025-07-022025-07-02https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/954As fontes de informação eletrônicas disponíveis proliferaram nas universidades e demais instituições de pesquisa, fazendo com que os usuários alarguem as suas possibilidades de uso, mas também possam se tornar confusos dentro de um cenário de aprendizado que exige competências e habilidades específicas para a busca e acesso em fontes consideradas adequadas e confiáveis no ambiente acadêmico. A crescente demanda por pesquisas na web requer que o bibliotecário tenha o perfil de gestor da informação e do conhecimento, capaz de utilizar eficaz e criativamente o conhecimento disponível nos sistemas informatizados. Dessa forma, é imprescindível à comunidade universitária aprender a usar o melhor possível as tecnologias de informação e comunicação (TIC) e as fontes de informação na realização de suas atividades, adquirindo competência informacional. Há diferentes maneiras de se avaliar a produção científica, sendo a publicação de artigos, por parte dos pesquisadores, um resultado de grande visibilidade. Este estudo buscou verificar, considerando a produção científica nacional de publicações em periódicos, qual o estágio de visibilidade do tema, letramento e competência informacional, no Brasil.Dado curado por Ana Carolina da Silva Elmo em 9 jul. 2025 para a atividade avaliativaapplication/pdfCopyright (c) 2014 Revista ACBLetramento informacional. Competência informacional. Periódico científico. Biblioteca 2.0. Web 2.0.Competência informacional. Letramento informacional.Produção nacional sobre Letramento e Competência Informacional Information Literacy and national prodution in bibliographyinfo:eu-repo/semantics/article