2025-07-022025-07-02https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/12482O presente texto discute sobre a importância das interações em ambientes virtuais de aprendizagem a partir da investigação na plataforma DUO, especificamente no “Ensino de Arte na Contemporaneidade: desafio para a cultura e a educação”. Foram analisadas as postagens, a dinâmica do curso e as conversas geradas pelo chat desenvolvido em espaço alternativo escolhido por um grupo de alunos, além dos documentos recebidos no desenvolvimento do referido curso. Dialogamos a partir das contribuições teóricas de Belloni, Kensky, Hernandez, Tardif & Lessard com as quais construímos e articulamos as ideias nesse texto com o intuito de compreender quais fatores contribuíram para a interação no curso e quais reflexões originam dessa experiência de ensino/aprendizagem virtual. Apontamos como fundamental a disponibilidade do aluno que aprende na modalidade a distância para interagir e a necessidade dos mediadores e gestores em possibilitar a construção autônoma de saberes indispensáveis ao desenvolvimento dos processos educativos/interativos pelos participantes.application/pdfCopyright (c) 2009 Beloní Cacique BragaFormação docenteeducação à distânciaArte e ensinointeratividadeEDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: uma rede de trocas e produção de conhecimentos sobre ensino de arte com o uso de tecnologias digitaisinfo:eu-repo/semantics/article