2024-06-132024-06-13https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/2917Investigamos as visões que jovens do ensino médio da cidade do Rio de Janeiro têm sobre o papel dos genes na formação de características físicas e comportamentais dos indivíduos, em contraposição à influência de componentes relacionadas ao seu entorno de criação e de vida, sejam elas sociais, ambientais, culturais, religiosas, ideológicas ou educacionais. Foram aplicados 610 questionários a estudantes de nove escolas públicas e privadas; uma ferramenta qualitativa, os grupos focais, complementou essa análise quantitativa. Os resultados sugerem que não há uma crença generalizada entre estes jovens no 'determinismo genético', concepção pela qual os genes seriam componentes determinantes das características mencionadas. Por outro lado, análises realizadas em vários jornais e revistas, durante o período de um ano, mostraram que a mídia geralmente expressa uma visão mais determinista geneticamente do que a desses jovens. Esses resultados se contrapõem a uma visão simplista, freqüentemente alardeada, pela qual a mídia moldaria a opinião pública de forma determinante.application/pdfCopyright (c) 2008 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e TecnologiaNot in our Genes! Um estudo de caso com jovens do ensino médio no Rio de Janeiroinfo:eu-repo/semantics/article