2025-07-022025-07-02https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/11544Este trabalho objetiva relatar uma experiência que aproxima as histórias africanas, afro-brasileiras e ciência com práticas de Contação de Histórias, envolvendo o que consideramos ser interdisciplinar. Tal fato, surge a partir de uma disciplina ministrada entre junho a agosto de 2017, num curso de Formação Inicial e Continuada ocorrido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, campus avançado de Mesquita, com proposta de ensino verticalizado de politécnico. Questões de africanidade foram o foco de nossas ações, confirmando assim, num universo diverso, a luta por uma educação laica, democrática, inclusiva e de qualidade. As leis 10.639/03 e 11.645/08 formaram nosso arcabouço teórico. Os autores Celso Sisto, Fanny Abramovick, Ilan Bremanm e Attico Chassot do ensino de ciências nos auxiliaram com aproximações interdisciplinares nas contações de histórias. Diante disso, no contexto do curso, compartilhamos conhecimentos e algumas histórias da África e dos afro-brasileiros para que algumas histórias fossem conhecidas para desmistificação de estereótipos construídos socialmente. Propomos, junto aos alunos, uma metodologia participativa contando com a efetivação de uma prática contextual de sala de aula que integrasse saberes, rompesse preconceitos e desmistificasse os fenômenos naturais e o sentido da ciência. Fortalecendo, assim, conceitos e histórias que nos apresenta em universos amplos, distintos e integrados.Dado curado por Madalena José da Silva em 09/07/2025 para a atividade avaliativaapplication/pdfCopyright (c) 2019 Valéria da Silva Lima, Neide Andrade Almeida, Maylta Brandão dos AnjosContação de históriasAfricanidadesLiteraturaEnsino de Ciências.EducaçãoAproximações entre ciência e histórias africanas na contação de histórias: um relato de experiênciainfo:eu-repo/semantics/article