2024-06-132024-06-13https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/3369O objetivo deste trabalho foi analisar as características educativas das propostas experimentais de baixo custo apresentadas em revistas brasileiras da área de Ensino qualificadas na base Qualis 2014 entre A1 e B1, quanto ao papel do professor e do aluno na atividade, ao nível de ensino privilegiado, ao tipo de roteiro utilizado e ao tipo de material apresentado, tendo como recorte o conteúdo específico de Mecânica. O período compreendido nesta investigação inicia-se com os artigos publicados desde a primeira edição dessas revistas até o ano de 2014. Um resultado relevante desta investigação é a constatação de que o Caderno Brasileiro de Ensino de Física (CBEF) tem publicado a maior parte dos artigos que tratam de experimentos de baixo custo em Mecânica. Além disso, a maior parte destes artigos está direcionada para a Educação Básica. Outro dado relevante está no fato de que a maioria das propostas experimentais de baixo custo está vinculada a trabalhos de verificação e demonstração.application/pdfCopyright (c) 2016 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e TecnologiaConsiderações sobre propostas experimentais de baixo custo em mecânica apresentadas em revistas da área de ensinoinfo:eu-repo/semantics/article