2024-06-132024-06-13https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/3333Esta pesquisa teve como objetivo fazer um levantamento e síntese de pesquisas sobre estado da arte em CTS publicadas de 2008 a 2013 e analisa-las comparativamente com a produção com enfoque CTS publicada em quatro periódicos nacionais no período de 2009 a 2013. Foram sintetizados 13 trabalhos sobre estado da arte considerando: as bases de dados, período, objetivos e categorias analisadas; e analisados comparativamente com 21 artigos dos quatro periódicos a partir dos descritores: modalidade de formação e sujeitos investigados, foco temático, metodologias de coleta de dados e referenciais teóricos. Os resultados da comparação entre as pesquisas de estado da arte e as pesquisas do quinquênio considerado nos permitiram inferir que: a linha de pesquisa CTS permanece em processo de expansão; a Educação Básica e os professores continuam sendo a modalidade de formação e sujeitos mais investigados; as pesquisas têm priorizado como foco temático as implementações da abordagem CTS em sala de aula e as reflexões teóricas em busca de fundamentação baseada em autores nacionais, em especial nos pressupostos freireanos.application/pdfCopyright (c) 2015 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e TecnologiaPesquisas sobre estado da arte em CTS: análise comparativa com a produção em periódicos nacionaisinfo:eu-repo/semantics/article