2025-07-092025-07-09https://periodicos.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/669010.5965/1808312911152016060Um dos produtos de comunicação mais utilizados atualmente no jornalismo é o infográfico. Tendo como proposta a exploração de textos e imagens os infográficos são usados para tornar mais dinâmica a experiência de leitura e favorecem a compreensão dos fatos. O presente trabalho tem por objetivo analisar de que forma o infográfico impresso auxilia no processo de compreensão de uma matéria jornalística. Para isso, foram entrevistados 28 jovens leitores de uma instituição de ensino da cidade de Araranguá/SC, a fim de avaliar a compreensão da mensagem global de um infográfico comparando-o com uma reportagem jornalística. Por meio dessa pesquisa foi possível observar que em um primeiro contato com os dois gêneros o infográfico tem a preferência dos jovens leitores, porém o infográfico sob o ponto de vista dos entrevistados apresenta mais dificuldades em aprofundar as informações em comparação a reportagem jornalística.Dado curado por Janaína Antero de Moura Vieira em 09/07/2025application/pdfCopyright (c) 2016 Saiara Daisy Quadros, Davi Frederico do Amaral DenardiComparação de compreensão entre o gênero reportagem e infografia para jovens leitores de Araranguá/SCinfo:eu-repo/semantics/article