Dra. Márcia Ramos de OliveiraCARLOS GREGÓRIO DOS SANTOS GIANELLI2024-05-232024-05-232020-09-25https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/129Este trabalho pretendeu analisar as ideias de modernidade desenvolvidas na Rádio Nacional examinando sua estrutura física, humana e alguns de seus programas musicais entre 1936 e 1956. Para atingir esse objetivo, apresentamos os parâmetros iniciais sob os quais operavam as primeiras emissoras de rádio no Brasil para, posteriormente, analisarmos a estrutura física e humana da Rádio Nacional e percebermos como esta foi uma referência para as demais estações de rádio e também para os primeiros alicerces da televisão brasileira. A opção por analisar a atuação do radialista Almirante e do maestro Radamés Gnatalli teve por perspectiva destacar aspectos de seus trabalhos que contribuíram para o desenvolvimento das ideias de modernidade. Por fim, abordamos como as celebrações envolvidas nos 20 anos da Rádio Nacional, na análise do Festival de Música Brasileira e de seu Anuário Comemorativo, revelam aspectos importantes das ideias de modernidade para a produção musical no Brasil.Português (Brasil)Programa de Pós-Graduação em HistóriaA FÁBRICA DE ARTE E SEUS OPERÁRIOS DA CANÇÃO: MÚSICA E MODERNIDADES BRASILEIRAS NA RÁDIO NACIONAL (1936 A 1956)TeseCiências Humanas - HistóriaCiências Humanas - História