2025-07-022025-07-02https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/955310.5965/1984317813022017199Este artigo tem por objetivo problematizar questões da educação especial com as políticas públicas considerando as experiências de docência no contexto escolar.  Conta com a análise do contexto sócio-histórico, apoiando-se nas concepções de Mészáros (2005), Saviani (2008), Mazzeo (2015), Evangelista (2014) e Bueno (1999). Analisa anotações do diário de campo construído no cotidiano escolar, confrontando com as leis de inclusão da pessoa com deficiência, encontradas com facilidade nas esferas municipal, estadual e federal com a realidade vivenciada na escola, em particular na Escola de Educação Básica Frei Caneca do município de Lebon Régis-10a Gerência, Caçador-SC. Espera-se que o artigo contribua para ampliar a compreensão da realidade vivenciada não somente pelos alunos com deficiência, mas também pelos professores e comunidade escolar. Como resultados dessa análise pode-se evidenciar entre outros aspectos: que o governo necessita ampliar os investimentos e acelerar os processos de gestão; que há necessidade de uma reflexão voltada ao fato do governo responsabilizar unicamente a escola e os professores pela inserção de qualidade das pessoas com deficiência nas escolas; negação da divisão de classes e interesses por parte de organismos nacionais e internacionais por meio de um discurso político distorcido que prega que escola inclusiva gera sociedade inclusiva. Dado curado por Madalena José da Silva em 09/07/2025 para a atividade avaliativaapplication/pdfCopyright (c) 2017 Eliane do Prado; Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0InclusãoEducaçãoFormaçãoEscolaDefinição da Política EducacionalDas leis da inclusão social à concretização de direitos: dilemas vivenciados na escolainfo:eu-repo/semantics/article