2025-07-022025-07-02https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/13133This article analyzes how the Pedagogical Residency (RP) constitutes a biopower device by regulating the experiences of student-residents in the Mathematics subproject during the pandemic. To this end, we employed some conceptual tools proposed by Michel Foucault and argue that the directives of the RP constitute a biopower device for the governance and control of populations. A qualitative approach was used, combined with documentary research. The choice was made to conduct a documentary analysis of a corpus consisting of official notices and reports of experiences from student-residents. We relied on principles of discourse analysis from a Foucauldian perspective to interpret the data produced. Three units of analysis related to practices and experiences were considered: a) the formative instance; b) the mathematical scope; c) the pedagogical field. These units emerged from the data and were systematized through a dialogue with some Foucauldian concepts. The results indicate that the formative device of the Pedagogical Residency produces future-Mathematics-teacher subjects through various regulatory strategies based on discussions of power/resistance, disciplinary society, and control, which shape the lived experiences.Este artículo analiza cómo la Residencia Pedagógica (RP) se constituye como un dispositivo de biopoder al regular las experiencias de los sujetos estudiantes-residentes del subproyecto de Matemática durante la pandemia. Para ello, se movilizaron algunas herramientas conceptuales propuestas por Michel Foucault y argumentamos que los enfoques de la RP se constituyen en un dispositivo de biopoder para el gobierno y control de las poblaciones. Se utilizó un enfoque cualitativo, asociado a la investigación documental. Se optó por el análisis documental de un corpus compuesto por convocatorias y relatos de experiencias de sujetos estudiantes-residentes. Para ello, nos apoyamos en los principios del análisis del discurso desde la perspectiva foucaultiana para interpretar los datos producidos. Se consideran tres unidades de análisis vinculadas a las prácticas y experiencias: a) la instancia formativa; b) el ámbito matemático; c) el campo pedagógico. Estas unidades emergieron de los datos y se sistematizaron a partir de un diálogo con algunos conceptos foucaultianos. Los resultados indican que el dispositivo formativo de la Residencia Pedagógica produce sujetos-futuro(s)-profesor(es)-de-Matemática a través de diversas estrategias regulatorias basadas en los debates sobre el ejercicio del poder/resistencia, la sociedad disciplinaria y el control, que moldean las experiencias vividas.Este artigo analisa como a Residência Pedagógica (RP) constitui-se dispositivo de biopoder ao regular experiências dos sujeitos estudantes-residentes do subprojeto de Matemática durante a pandemia. Para tanto, mobilizaram-se algumas ferramentas conceituais propostas por Michel Foucault e argumentamos que os endereçamentos da RP se constituem um dispositivo de biopoder para o governamento e o controle das populações. Utiliza-se a abordagem qualitativa, associada à pesquisa documental. Optou-se pela análise documental de um corpus constituído por editais e relatos de experiências de sujeitos estudantes-residentes. Para tanto, apoiamo-nos nos princípios da análise do discurso na perspectiva foucaultiana para apreciar os dados produzidos. Consideram-se três unidades de análise vinculadas às práticas e às experiências, a saber: a) a instância formativa; b) o âmbito matemático; c) o campo pedagógico. Essas unidades emergiram dos dados e foram sistematizadas a partir de um diálogo com alguns conceitos foucaultianos. Os resultados indicam que o dispositivo formativo da Residência Pedagógica produz sujeitos-futuro(s)-professor(es)-de-Matemática por meio de diversificadas estratégias regulatórias pautadas nos debates sobre o exercício de poder/resistência, sociedade disciplinar e controle que moldam as experiências vivenciadas.application/pdfCopyright (c) 2024 Revista Linhashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0biopoderdiscursoiniciação à docênciaprofessor(es/a)-de-matemáticapandemiabiopowerdiscourseteacher trainingmathematics teacher(s)pandemicbiopoderdiscursoformación docenteprofesor(es/a)-de-matemáticaspandemiaThe Pedagogical Residency as a biopower device: experiences of student-resident subjects in the Mathematics subprojectLa Residencia Pedagógica como dispositivo de biopoder: experiencias de sujetos estudiantes-residentes del subproyecto de MatemáticasA Residência Pedagógica como dispositivo de biopoder: experiências de sujeitos estudantes-residentes do subprojeto de Matemáticainfo:eu-repo/semantics/article