2024-06-132024-06-13https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/6173Reflete a aprendizagem da pesquisa como um processo que requer mediação da informação e que se circunscreve a partir de práticas comunicacionais. Dada a relação intrínseca entre informação, comunicação e mediação, mostra-se oportuno buscar nas teorias da Comunicação abordagens que se entrelacem ao olhar da Ciência da Informação, tornando mais ampla a compreensão de seus fenômenos. A temática da mediação da informação para a aprendizagem da/pela pesquisa escolar guarda, assim, uma perspectiva a partir da qual se pode analisar uma possível relação com a teoria de Abraham Moles, quando esta trata dos processos comunicacionais e dos limites da apropriação da informação pelos indivíduos. Quanto à metodologia, esta pesquisa é de nível descritivo, com a adoção do método bibliográfico, da técnica da análise de conteúdo, com a abordagem qualitativa no tratamento e análise das informações.application/pdfCopyright (c) 2023 Revista ACBhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0Pesquisa escolar. Mediação da informação. Apropriação da informação. Teoria da comunicação.Mediação da Informação para a pesquisa escolarMediação da informação para a aprendizagem da/pela pesquisa escolar: diálogo com a teoria de Abraham Molesinfo:eu-repo/semantics/article