2024-06-132024-06-13https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/5637A biblioteca escolar é um lugar importante pelo seu potencial pedagógico, educacional, cultural e social. Todavia necessita da atuação de agentes sociais para promover conscientização sobre seu valor, além de desamarrar o entendimento de que tal espaço reduz-se a um mero depósito de livros ou algo similar. Tem como objetivo apontar um mapeamento acerca da trajetória das bibliotecas escolares no Brasil. Pesquisa descritiva de caráter qualitativo, de investigação bibliográfica e documental, busca analisar os referenciais teóricos e demais fontes relacionadas ao tema. Apresenta um levantamento das principais legislações e ações direcionadas a garantia da existência e do funcionamento destes espaços no ambiente escolar brasileiro. Evidencia a necessidade de conscientização por parte do poder público, do sistema educacional e da sociedade em geral, quanto a importância e atuação das bibliotecas escolares no fomento a missão das escolas na formação indivíduos aptos ao exercício da cidadania.application/pdfCopyright (c) 2021 Revista ACBBiblioteconomiaCiência da InformaçãoBiblioteca EscolarPanorama da biblioteca escolar no Brasil: legislação e açõesinfo:eu-repo/semantics/article