2024-06-132024-06-13https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/3506A habilidade de elaboração do gênero exposição oral é imprescindível na esfera acadêmica, porém, existem poucas oportunidades para seu aperfeiçoamento nos cursos de química. Neste trabalho temos como objetivo analisar a elaboração de exposições orais baseadas em artigo original de pesquisa (texto-base), por parte de graduandos dessa área. Para tanto, as operações de retextualização colocadas em funcionamento foram investigadas, tendo em vista o oferecimento de subsídios para a reflexão acerca das facilidades e dificuldades na utilização das mesmas. Os resultados apontaram que houve facilidade no uso de seis operações de retextualização, com destaque para as de acréscimo de nova informação e retomada. Já as dificuldades se relacionaram a três operações de retextualização, com destaque para a de construção de opinião própria. Atividades como as descritas neste trabalho são imprescindíveis no ensino superior, pois favorecem o desenvolvimento de habilidades necessárias à elaboração do gênero exposição oral por parte dos estudantes.application/pdfCopyright (c) 2020 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0Write-speak retextualization: thw oral presentation case in undergraduate chemistry teachingRetextualização escrita-fala: o caso da exposição oral acadêmica na graduação em químicainfo:eu-repo/semantics/article