2024-06-202024-06-20https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/7109Este artigo procura levantar dados advindos de áreas como a ergonomia, cinesiologia e biomecânica que venham ajudar a compreensão da ação pianística. Essa investigação tem o intuito de cruzar e confrontar informações vindas de áreas adjacentes, ou seja, interdisciplinarmente, com o objetivo de informar a concepção de um sistema didático para a ação pianística que inclua conhecimentos mais amplos. Através do questionamento de práticas comuns da didática instrumental, este fundamentado nas noções de aprendizagem e desempenho motor da área das ciências do movimento, foi lançada uma hipótese de trabalho baseada nos conceitos de Póvoas (1999). A partir de um fragmento musical de Sergei Rachmaninov, que ilustra a aplicação dos ciclos de movimentos, foi traçado um esboço de uma didática pianística sintética que integra conhecimentos da ação pianística conceituados pela autora.application/pdfCopyright (c) 2010 Fernando Pabst Silvaação pianísticaaprendizagem motoradesempenho motordidáticaAprendizagem e desempenho motor esboçando uma didática pianística a partir dos ciclos de movimentoinfo:eu-repo/semantics/article