2024-06-132024-06-13https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/625Discorre sobre a atuação da escola de Biblioteconomia brasileira em sua atividade de formação de recursos humanos. Observa que os conteúdos ministrados centram-se no objeto de trabalho: organização documental, não dando a mesma importância ao objeto de trabalho: usuário. Com isso, o profissional fica distanciado da realidade contextuai do restante da sociedade. Aponta como saída um esforço a ser desenvolvido pela escola de Biblioteconomia no sentido de transformar, a partir de um amplo debate, a imagem do profissional bibliotecário.Palavras-chaveEnsino de Biblioteconomia/Brasil. Formação profissional do bibliotecário.The academic construction of the Brazilian librarian: yesterday, today, tomorrowAbstractThe author analyses the role of the Brazilian library school in the construction of the librarians. This construction produce professionals very isolated in the social context Therefore, lhe author thinks that the way for the change is a very long discussion directed by library school with the goal to transform the professional image of the Brazilian librarian.KeywordsLibrary Science education/Brazil. Professional education of the librarian.application/pdfCopyright (c) 1969 Francisco das Chagas de SousaEnsino de Biblioteconomia/Brasil. Formação profissional do bibliotecário.A construção escolar do bibliotecário brasileiro: ontem, hoje, amanhãinfo:eu-repo/semantics/article