2025-07-022025-07-02https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/12463Este trabalho surge a partir de uma experiência na formação inicial de professores, focando nos processos criativos na educação e se configura como a análise de um processo formativo vivido pelos autores. Surge a problemática: o que a formação estética do(a) professor(a) pedagogo(a) reverbera na prática pedagógica com crianças? Investiga-se como a formação estética do(a) educador(a) pode influenciar na educação com as crianças na perspectiva das diferentes linguagens (OSTETTO, 2017). A justificativa do estudo está na importância de promover uma educação estética e crítica através das imagens, que contribui para a construção de uma visão ampliada do mundo imagético, considerando que todas as formas visuais têm um papel educativo. A metodologia consiste em pesquisa qualitativa-teórico-exploratória. Os resultados abarcam as possibilidades de ser docente que produz o imaginário simbólico de cada sujeito ao criar, ao inventar, ao artistar e ao professorar a partir das visualidades e as experiências com as infâncias (CUNHA, 2014). Logo, as múltiplas linguagens podem provocar outras formas de aprender a partir da visualidade.application/pdfCopyright (c) 2025 Mariana Borges Lemes, Lucas da Silva Martinezhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0educaçãoexperiências estéticasinfânciasmúltiplas linguagenseducação infantilEstar docente na educação: experiências estéticas formacionais e as múltiplas linguagensinfo:eu-repo/semantics/article