2024-06-132024-06-13https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/5471O presente trabalho relata a experiência de mediação de livros de imagens realizadas com crianças do 3º do ensino fundamental da escola Professor Febrônio Tancredo de Oliveira – CAIC. O projeto foi baseado nas pesquisas das autoras Flávia Brocchetto Ramos e Neiva Zenaide Petry Panozzo que discorrem sobre a Imagem, ilustração em livros de literatura infantil, bem como sobre a Educação Visual e a Mediação da Leitura de livros de imagem. Este trabalho se justifica pelo fato de haver uma carência nos processos educativos de se investir em uma educação visual que tem a finalidade de capacitar o leitor a produzir sentido por meio da linguagem visual. Os objetivos do projeto são de explorar os potenciais de leitura do texto literário para a infância, sobretudo com o foco em livros de imagem. Por consequência disso, promover a educação visual desde a infância; despertar a percepção visual; provocar a sensibilidade visual; mostrar as diferentes dimensões plásticas que constroem a visualidade, como cor, forma; iniciar o conceito de gramática visual; promover a experiência estética e capacitar o ler /ver livros com ilustrações. A metodologia utilizada baseia-se no lúdico de simular uma Investigação, sendo o objeto desta o livro de imagem, onde o leitor infantil é o Detetive de Livros. Para mediação da leitura utiliza-se de estratégias de mediação a cada encontro que serão ao todo 9, realizados na biblioteca da Escola. Os resultados não serão explanados no referido trabalho, uma vez que o projeto está em andamento.application/pdfCopyright (c) 2019 Revista ACBMediação de livros. Livros de imagens. Biblioteca escolar. Detetive de livros.Detetives de Livroinfo:eu-repo/semantics/article