2024-06-132024-06-13https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/5771Objetivo: Analisar os resultados de uma intervenção de Biblioterapia Parental para prevenção da violência sexual infantil. Métodos: Estudo qualitativo de intervenção com uma amostra de 20 mães de crianças na primeira infância, em extrema pobreza, no nordeste brasileiro. A coleta deu-se por formulário, pesquisa bibliográfica, grupo de intervenção e entrevista. Utilizou-se análise de conteúdo. Resultados: Foram compartilhados conhecimentos sobre conceitos, prevalências, perfil do agressor, sinais, consequências e prevenção parental da violência sexual infantil. Ferramentas para educação sexual infantil no âmbito familiar foram socializadas. A maioria das participantes abordou o assunto com os filhos após a intervenção, utilizando-se de histórias. Conclusão: A Biblioterapia Parental apresentou-se como estratégia econômica e eficaz para desenvolvimento de competências parentais protetivas, além de um potente gatilho gerador de amplos diálogos e expansão perceptiva.application/pdfCopyright (c) 2024 Revista ACBhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0Violência sexual infantil. Primeira infância. Prevenção primária. Educação parental. Biblioterapia.Biblioterapia Parental na prevenção da violência sexual infantil“Enquanto conto, cuido”: biblioterapia parental na prevenção da violência sexual infantilinfo:eu-repo/semantics/article