2024-06-132024-06-13https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/6068O presente trabalho trata de assuntos pertinentes ao acesso de professores aos livros literários. Discute a relevância dos vários aspectos relacionados ao manejo precário das coleções de literatura adquiridas pela escola pública, dentre elas, aquelas obtidas por meio de políticas públicas de democratização da leitura. Seu principal objetivo é servir como uma fonte que uma vez acessada, sirva de objeto de discussão para novos estudos sobre o assunto. A metodologia é baseada em uma abordagem qualitativa e descritiva, onde a coleta de dados foi realizada por meio de revisão bibliográfica, observação sistemática e questionário semi-estruturado. Identifica as dificuldades dos professores, de acesso aos livros literários, e apresenta os resultados da análise realizada a partir do estudo de caso. Como resultado, constata existir vários obstáculos no processo de aquisição e acesso a obras literárias, por parte dos professores do ensino público. Conclui vislumbrando possíveis melhorias com notas e sugestões de reflexão sobre o assunto.application/pdfCopyright (c) 2019 Revista ACBAcessoLivro literárioProfessoresEscola públicaPolíticas PúblicasAcesso ao livro literárioO professor e o acesso ao livro em escola públicainfo:eu-repo/semantics/article