2024-06-132024-06-13https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/302Inquietações a respeito da cultura do Período Medieval levaram Jean-Claude Schmitt, Jean Pierre Vernant, Serge Gruzinski e Marc Augé a abordar os registros visuais em uma perspectiva antropológica, mesmo quando estas estivessem contíguas a temas tão caros à Historiografia. Este artigo objetiva compreender a cultura imagética bizantina do Período Medieval, para além do campo de conhecimento teologal, observando os ícones como fontes de pesquisa que problematizam temáticas tão caras à História. Para tanto, analisa o ícone da Θεοτόκος (Mãe de Deus), procurando identificar para além das justificativas das formas, cores e composição da figura, o modo de os cristãos bizantinos perceberem-se em um tempo em que o religioso direcionava mentalidades, comportamentos e crenças. Cerca-se para isso, de autores que credenciam às imagens religiosas do Período Medieval a certificação de fontes plausíveis para a pertinente problematização historiográfica. Pensado como artefato documental e uma forma de representação, verifica-se como o ícone auxilia na compreensão dos comportamentos dos herdeiros da cultura religiosa bizantina (gregos e eslavos), imigrados para o Brasil, a partir da Proclamação da República e final das duas Grandes Guerras. Palavras-chave: Ícones Bizantinos. Θεοτόκος. Historiografia. Arte Bizantina application/pdfCopyright (c) 2018 PerCursosA iconografia bizantina do Período Medieval: percepções acerca das imagens religiosas para a pesquisa de Históriainfo:eu-repo/semantics/article