2024-06-132024-06-13https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/3245Este trabalho tem como objetivo analisar artigos no campo do ensino de ciências que se apóiam na metodologia da Pesquisa baseada em Design para pesquisa e desenvolvimento de ambientes de aprendizagem mediados pelas TICs. O foco da análise é compreender: (1) os problemas educativos abordados; (2) as teorias de aprendizagem eleitas para nortear o desenvolvimento das intervenções pedagógicas; (3) as características das intervenções e (4) os conhecimentos construídos a partir das pesquisas. Quatorze artigos foram selecionados para a análise a partir de um levantamento no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). De forma geral, os artigos apresentam um posicionamento crítico sobre o ensino de ciências, investigando problemas educativos, teorias, intervenções e conhecimentos no sentido de buscar modelos inovadores de ensino-aprendizagem. Conclui-se que o aporte da PBD constitui um possível caminho metodológico para integrar pesquisa e prática no campo de ensino de ciências.application/pdfCopyright (c) 2010 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e TecnologiaA pesquisa baseada em design em artigos científicos sobre o uso de ambientes de aprendizagem mediados pelas tecnologias da informação e da comunicação no ensino de ciênciasinfo:eu-repo/semantics/article