Márcio Selimann-SilvaPaula Ferreira Vermeersch2024-05-222024-05-222007-12-04https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/101A tese aborda alguns aspectos dos desenhos que o pintor florentino Alessandro di Marianni di Vanni Filipepi, dito Sandro Botticelli (1445-1510), realizou, em data incerta entre 1480 e 1500, para a ilustração da Divina Comédia de Dante Alighieri (1265-1321). Tais desenhos, feitos sobre pergaminho, foram separados durante séculos e sempre muito pouco se soube a seu respeito. Eles formam, ademais, o cerne de uma série de reflexões sobre o papel das artes figurativas no chamado Renascimento italiano, as quais envolvem as seguintes temáticas: a relação entre palavra e imagem; a presença de um diálogo com a tradição anterior de manuscritos ilustrados para o poema de Dante; o debate entre os comentadores da Comédia e a intersecção de projetos intelectuais, nas cidades italianas de fins do Quattrocento, sobre a recepção e compreensão do legado de Dante, como é o caso da primeira edição do Comento Sopra La Comedia, de 1481, do humanista Cristoforo Landino (1425-1498), e os incunábulos e as edições posteriores; e a visão de que, mais do que ilustrador, Botticelli também foi um comentador da Comédia, a partir de análises de algumas iconografias de seus desenhos.Português (Brasil)Botticelli, SandroIlustrações1444 ou 5-1510Dante AlihieriDivina comédiaArte renascentistaConsiderações sobre os desenhos de Sandro Botticelli para a Divina ComédiaTeseLingüística, Letras e Artes - ArtesLingüística, Letras e Artes - Artes