2025-07-022025-07-02https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/12465La intención de este artículo es compartir una reflexión práctico-didáctica acerca de la compulsión contemporánea por la realización y difusión de selfies fomentada por la ubicuidad de los teléfonos inteligentes en nuestras vidas y pensarla en el contexto de las aulas. En este sentido, también exploramos la integración de los smartphones y su universo de posibilidades en actividades de enseñanza y aprendizaje autoral y colaborativo en el contexto escolar, específicamente, en las clases de arte. Para ello, además de una breve contextualización teórico-crítica del tema, presentamos y proponemos algunas discusiones sobre una actividad desarrollada por una de las autoras del texto en sus clases de Arte para estudiantes de los Años Finales - 8° y 9° años - de Enseñanza Fundamental de una escuela municipal, ubicada en la región periférica y limítrofe de Canoas, en Rio Grande do Sul-RS, en el segundo semestre de 2018.A intenção deste artigo é compartilhar algumas reflexões teórico-críticas e prático-didáticas acerca da compulsão contemporânea pela realização e difusão de selfies fomentada pela onipresença dos smartphones em nossas vidas e pensá-la no âmbito das salas de aula. Nesse sentido, exploramos também a integração dos smartphones e de seu universo de possibilidades em atividades de ensino e aprendizagem autorais e colaborativas no contexto da escola, especificamente, aulas de artes. Para isso, ademais de uma breve contextualização teórico-crítica do tema, apresentamos e propomos algumas considerações acerca de uma atividade desenvolvida, por uma das autoras do texto, em suas aulas de Artes para turmas dos Anos Finais - 8º e 9º anos - do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal, localizada na região periférica e limítrofe de Canoas, no Rio Grande do Sul-RS, no segundo semestre de 2018. Produzir e problematizar diferentes tipos de selfies possibilitou importantes indagações a respeito da espetacularização contemporânea da própria imagem e, nisso, também da onipresença dos celulares que a fomenta, discussões que nasceram em sala de aula e que buscamos expandir e compartilhar neste texto.application/pdfCopyright (c) 2025 Rosângela Fachel de Medeiros, Rosana Fachel de Medeiroshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0Smartphones; adolescentes; selfies; Cindy ShermansmartphonesadolescentesselfiesCindy Shermanfotografiafotografia e adolescênciaDe lo trivial a lo insólito: la creación de selfies por parte de adolescentes en el aulaDo trivial ao inusitado: a criação de selfies por adolescentes em sala de aula: la creación de selfies por parte de adolescentes en el aulainfo:eu-repo/semantics/article