2024-06-132024-06-13https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/3253Considerando a ampla utilização de gráficos em diferentes contextos da sociedade contemporânea, curriculistas de diversas partes do mundo incluíram o ensino de gráficos como tópico de todos os níveis escolares. Essa inclusão tem como objetivo a atualização o papel social de conteúdos escolares relacionados a Matemática e a Estatística. Além disso, essa inclusão tem sido justificada como uma maneira de proporcionar oportunidades para osalunos usarem ferramentas matemáticas e estatísticas para interpretar e compreender dados em situações em situações cotidianas fora da escola. Este artigo discute alguns aspectos das origens sócio-históricas de gráficos e alguns contextos atuais nos quais eles são usados, incluindo implicações pedagógicas de tais reflexões.application/pdfCopyright (c) 2010 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e TecnologiaThe interpretation of graphs: reflecting on contextual aspectsinfo:eu-repo/semantics/article