2025-07-022025-07-02https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/733610.5965/198431781122015048O que motiva as pessoas a frequentarem instituições culturais? E, em contrapartida, o que desmotiva o acesso de potenciais visitantes aos museus? Neste texto busca-se identificar aspectos que impelem e impedem a formação dos públicos, detendo-se em cinco barreiras para a acessibilidade. Dentre as problemáticas citadas estão: a imponência dos edifícios; a cobrança de bilhetes com valores altos; as dificuldades do acesso físico; a falta de identificação dos museus como espaço de lazer; e os discursos curatoriais institucionalizados. Cada uma destas questões é discutida ao longo do texto, buscando em experiências práticas de Museus possibilidades de transposição das dificuldades à acessibilidade. Ao final, problematiza-se o exercício educativo realizado com os públicos, buscando compreender se a recepção e o trabalho dialogado conseguem diminuir este distanciamento entre visitantes e instituições culturais.Dado curado por Madalena José da Silva em 09/07/2025 para a atividade avaliativaapplication/pdfCopyright (c) 2016 Julia Rochainstituições culturaisvisitantesacessibilidadeeducaçãoArtesFAVOR (NÃO) ENTRAR! IMPEDIMENTOS NO ACESSO AOS MUSEUSinfo:eu-repo/semantics/article