2024-06-202024-06-20https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/7042O toque e a percepção cinestésica[1] compõem uma grande parte das atividades dos jogos no mundo real. Seja empurrando, chutando, correndo, pulando ou puxando, quase sempre desempenhamos ações que possuem relações motoras e auxiliam na percepção do jogo como também, desencadeiam relações emocionais. Entretanto, em jogos digitais - embora exista o esforço constante de desenvolvedores para prover uma imersão complexa na narrativa - pouco se discutiu tecnicamente quanto ao papel das referências táteis no estímulo da emoção.Este artigo apresenta uma revisão da literatura de estudos que consideram a háptica e a referência emocional do jogador. Também apresenta uma pesquisa aplicada para mapeamento preliminar de respostas emocionais em jogos. Observa que o retorno tátil promovido pela háptica pode oferecer uma relação interativa imersiva aprimorando a experiência emocional do jogador. Por fim conclui que os estudos sobre este tema ainda são incipientes e solicitam desenvolvimentos.application/pdfCopyright (c) 2016 Guilherme Philippe Garcia FerreiraHáptica em jogos: o retorno tátil no estímulo da emoçãoinfo:eu-repo/semantics/article