2024-06-132024-06-13https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/3258Este trabalho discute algumas relações entre a teoria sócio-histórica de Vygotsky e as atividades experimentais no ensino de química, tais como a relação entre a afetividade e a aprendizagem, o papel da linguagem e do uso dos instrumentos na organização do pensamento, a importância dos problemas em sala de aula, as relações entre significado e sentido e entre conceitos científicos e cotidianos, a formação de pseudoconceitos, e as interações dos alunos em sala de aula com o professor e com os demais colegas. A análisede tais aspectos demonstrou que as atividades experimentais devem propiciar aos estudantes mais que a abordagem fenomenológica do conhecimento químico. Estas devem ser um espaço para a (re)construção do conhecimento químico, para a internalização dos conceitos científicos, com e pela linguagem, e principalmente para estímulo às interações sociais nesse processo.application/pdfCopyright (c) 2010 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e TecnologiaA perspectiva sócio-histórica de Vygotsky e suas relações com a prática da experimentação no ensino de Químicainfo:eu-repo/semantics/article