2025-07-022025-07-02https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/451510.18225/ci.inf.v48i3.4515Empreender em uma franquia requer constante inovação do franqueador nos processos empresariais para que o negócio se torne sustentável, e nesse sentido a gestão do conhecimento fornece um conjunto de elementos estratégicos para o melhor aproveitamento do conhecimento organizacional. Este trabalho tem o objetivo de propor ações de gestão do conhecimento como estratégia de gestão no contexto das franquias. A pesquisa, realizada em uma franqueada, é de natureza aplicada com objetivo exploratório. Os dados foram coletados por meio de entrevista estruturada e observação direta. Como resultados, identificaram-se pontos de melhoria na franqueada e foram sugeridas práticas de gestão do conhecimento para aprimorá-los e potencializar os pontos fortes. Ademais, identifica-se a possibilidade de a fraqueada construir conhecimentos de maneira colaborativa com a utilização de práticas de gestão do conhecimento, propiciando que o conhecimento se torne disponível e acessível, compondo, assim, uma verdadeira rede de conhecimento no contexto do franchising.Dado curado em 03/07/2025 por Ana Laura Moisésapplication/pdfCopyright (c) 2019 Cláudia Herrero Martins Menegassi, Rejane Sartori, Nelson Nunes Tenório Junior, Carlos Francisco Bitencourt JorgeGestão do conhecimentoEmpreendedorismoFranquiasProcessos.A gestão do conhecimento no contexto do franchising: estudo de caso em uma franqueadainfo:eu-repo/semantics/article