2024-06-132024-06-13https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/3240Pesquisas acerca de atividades experimentais que abordam medições apontam que alunos, sejam do ensino médio sejam do universitário, carregam interpretações a respeito de medidas condizentes com o paradigma Pontual que podem comprometer momentos de instruções pedagógicas. Investiga-se uma estratégia pedagógica inspirada na proposta sugerida por Millar em 1987 e que é aplicada à questão da medição. A estratégia partiu da hipótese de que alunos que conhecem de antemão o resultado da medida a ser encontrada em um experimento demonstram comportamentos mais condizentes com os do paradigma de Conjunto. Para testar essa hipótese, submeteram-se, alunos do primeiro ano do ensino médio a experimentos em que eles conheciam e não conheciam o resultado a ser encontrado. Constatou-se que alunos submetidos à estratégia investigada, em comparação com os que não se submeteram a ela, apresentaram comportamentos que confirmam a hipótese, propiciando discussão de noções mais adequadas ao paradigma de Conjunto como de flutuações e incertezas. application/pdfCopyright (c) 2013 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e TecnologiaUma Proposta de Estratégia Pedagógica Para Iniciação aos Conceitos de Medição por Avaliação de Dois Métodos Alternativosinfo:eu-repo/semantics/article