2024-06-132024-06-13https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/3509Este trabalho tem como objetivo analisar a argumentação envolvendo a linguagem matemática em uma turma de Física Geral I do ensino superior. A pesquisa foi elaborada a partir de uma sequência de ensino investigativa (SEI) sobre quantidade de movimento, sua conservação e as três leis de Newton. Para análise, utilizamos a ferramenta criada por Bellucco (2014), que destaca aspectos do ciclo argumentativo, da argumentação campo-dependente, além do uso das linguagens. Também foram analisadas a qualidade do argumento, que se aprofunda nas questões dos conteúdos e das formas como são coordenadas as alegações e evidências. Buscamos, a partir dos referenciais apresentados, resolver nossas questões de pesquisa:  Qual o papel da matemática na construção de argumentos de estudantes do ensino superior? Como a linguagem matemática torna-se necessária para a construção dos significados científicos? Pudemos observar que a linguagem matemática, em muitos momentos, foi necessária para elaboração de argumentos de boa qualidade, além de auxiliar no processo de entendimento dos fenômenos e na construção de significados científicos.application/pdfCopyright (c) 2020 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0Discussing linear momentum and Newton's laws in inquiry classes of general physics 1 at the UniversityArgumentando sobre quantidade de movimento e as leis de Newton em aulas investigativas de física geral I do ensino superiorinfo:eu-repo/semantics/article