Laisa Marcorela Andreoli SartesBianca Aparecida Ribeiro Singulane2024-05-222024-05-222017-05-14https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/105Nos últimos anos houve um aumento do número de usuários da internet no Brasil e no mundo, enquanto as intervenções por videoconferência surgiram como formas de tratamento para diversos transtornos mentais. Sabe-se que a aliança terapêutica é um componente essencial para se implementar a prática psicoterapêutica, porém, não há um consenso sobre sua formação na psicoterapia por videoconferência. Portanto, o presente artigo teve como objetivo realizar uma revisão de literatura acerca da formação e papel da aliança terapêutica nas Terapias Cognitivo-comportamentais (TCC) por videoconferência. Para isso, foi realizada uma busca em quatro bases de dados, Pubmed, Psycarticles, Lilacs e SciELO, com descritores específicos dos dicionários de cada base. No total, foram encontrados 365 artigos, mas apenas nove preencheram os critérios de inclusão baseados no objetivo deste estudo. Observou-se que a maioria dos artigos indicou que a aliança foi alta no decorrer das sessões de TCC por videoconferência, podendo ser comparada com a aliança formada na terapia presencial, e que poucos artigos avaliaram a aliança como fator preditivo de resultados e de adesão. Apesar deste indicativo, este estudo discute as limitações metodológicas dos artigos e indica a necessidade de estudos que tornem mais claras as evidências sobre a formação da aliança e o o seu papel nesta modalidade alternativa de tratamento.Português (Brasil)Videoconferência; Aliança Terapêutica; Terapia Cognitivo-ComportamentalAliança Terapêutica nas Terapias Cognitivo-comportamentais por Videoconferência: uma Revisão da LiteraturaTherapeutic Alliance in Cognitive Behavior Therapy for Videoconferencing: A Literature ReviewTeseLingüística, Letras e Artes - ArtesCiências da Saúde - Medicina