2024-06-202024-06-20https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/7050O presente artigo tem como objetivo analisar o desenvolvimento e o funcionamento de plataformas de design para a interação entre MPE’s e designers, entendidas como instrumento estratégico para a inserção do design nestas realidades organizacionais. A partir de um referencial teórico sobre redes de cooperação, design estratégico e plataformas de design, foi desenvolvido um estudo de casos múltiplos de natureza exploratória sobre esse assunto. Os casos estudados são Projeto Maestro e Invalley Inovação e Design, que permitem explorar aspectos diferentes das plataformas de design. Dessa forma, este estudo investigou a realidade atual de uma nova modalidade de negócio e contextualizou a importância das plataformas de design para alavancar desenvolvimento e pequenas inovações e, como resultados obtidos destacam-se: (re)conceituação de plataformas de design, um novo mercado para prestação de serviços de design, as consequências do design e a importância da relação no processo projetual. application/pdfCopyright (c) 2016 Gilvani Schmidt Hoffmann Norenberg, Carlo FranzatoConexão entre micro e pequenas empresas e designers via plataformas de designinfo:eu-repo/semantics/article