2024-06-132024-06-13https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/6171Discute-se a importância da colaboração bibliotecários-docentes e os fatores que influenciam essa parceria no âmbito da educação para o desenvolvimento da Competência em Informação (CoInfo). Adotou-se, como procedimento metodológico, uma revisão de literatura do tipo narrativo para a análise e descrição de estudos que abordam a temática e defendem estas ações. Os resultados dessa revisão indicam que, apesar de o bibliotecário manifestar o desejo de trabalhar com o docente em atividades voltadas à CoInfo, existe receio por parte dos docentes em abraçarem as iniciativas colaborativas. Esse receio se deve a dúvidas sobre o quê realmente os bibliotecários podem oferecer aos docentes e estudantes. Conclui-se que, as percepções imprecisas ou dúvidas sobre o trabalho dos bibliotecários quando associadas a fatores culturais e sociais – mais especificamente à cultura do corpo docente, às questões de status social e à falta de comunicação entre estes grupos – tendem a dificultar o trabalho colaborativo na promoção e desenvolvimento da CoInfoapplication/pdfCopyright (c) 2023 Revista ACBEnsino ColaborativoCompetência em informaçãoBibliotecários UniversitáriosDocentes.Competência em informaçãoO trabalho colaborativo entre bibliotecários e professores para o desenvolvimento de competência em informação no contexto universitário: uma revisãoinfo:eu-repo/semantics/article