2024-06-202024-06-20https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/6742Apresenta a percepção dos bibliotecários das escolas da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis-SC enquanto formadores de leitores. Reúne os principais resultados de pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva que utilizou entrevista semi-estruturada como instrumento de coleta de dados. Foram entrevistados nove bibliotecários atuantes em bibliotecas da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis-SC, constituindo-se como população da pesquisa. Aborda as seguintes temáticas: leitura, biblioteca escolar, formação de leitores e o bibliotecário como formador de leitores. Para a organização e análise dos dados optou-se pelo método da categorização, reconheceram-se seis categorias a partir dos dados coletados, são elas: importância da leitura, atividades de incentivo à leitura, formação de leitores, interação entre o bibliotecário e o corpo docente, habilidades necessárias para a atuação como formador de leitores e conversa informal. Pôde-se constatar que os bibliotecários em questão têm clareza que a leitura é fundamental na vida do estudante, que a formação de leitores é uma prática importante e que eles estão inseridos nesse processo primordial na escola.application/pdfCopyright (c) 2014 Revista ACBBibliotecárioLeituraFormação de leitoresRede Municipal de Ensino de FlorianópolisCategorização.CFO bibliotecário e a formação de leitores The librarian and the reader's educationinfo:eu-repo/semantics/article