2024-06-202024-06-20https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/6675Pesquisa realizada no ano de 2005 com o objetivo de verificar como ocorreu o processo de formação para a leitura dos profissionais da informação atuantes em bibliotecas escolares de instituições de ensino fundamental da rede pública e privada do município de Florianópolis, procurando conhecer seus hábitos atuais de leitura e a maneira como atuam no processo de constituição de novos leitores. Como um dos pressupostos da pesquisa era a de que bons leitores seriam capazes de influenciar de modo positivo na formação de novos leitores, buscou-se verificar em que medida isso acontecia efetivamente no cotidiano das escolas. Abstract: Research carried in 2005 out with the aim of verifying how happened the formation process for lecturing performed by the information professionals acting in the school libraries, of elementary schools of the public and private system of Florianópolis municipal district. The research seeks to know their current reading habits and its influence on the constitution process of new readers. One of the presupposed facts in this research is that good readers are capable of influencing positively in the formation of new readers, so, it sought to verify to what extent it occurs effectively in the schools quotidian.application/pdfCopyright (c) 2014 Revista ACBBiblioteca escolarbibliotecário escolarleitura.O bibliotecário escolar de Florianópolis e sua relação com a leitura The Florianópolis school librarian and their relationship with the reading act p. 286-302info:eu-repo/semantics/article