2025-07-022025-07-02https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/12556O artigo em tela tem como objetivo compreender a importância do Ensino Médio Integrado como um modo de contribuir com a formação do adolescente. Para tanto, dialoga com autores que analisam a trajetória da Educação Profissional no Brasil, e de modo mais especifico, o Ensino Médio Integrado. Apresenta pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural no que se refere ao adolescente e a importância da educação escolar, com o objetivo de conhecer suas peculiaridades psicológicas e entender a importância do Ensino Médio Integrado como mediador dessa formação. Utiliza como abordagem metodológica a pesquisa bibliográfica e documental tendo em vista que recorre a livros, dissertações, teses e legislações para discorrer sobre o assunto. Conclui que o Ensino Médio Integrado é um lócus propício para a formação integral desde que suas bases estejam sustentadas pelas ideias de formação politécnica, integral e omnilateral.application/pdfCopyright (c) 2016 Priscila de Souza ChistéEnsino médio integradoadolescênciaformação humana.EDUCAÇÃOFORMAÇÃO DO ADOLESCENTE NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURALinfo:eu-repo/semantics/article