2024-06-202024-06-20https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/7086Este artigo explora conceitualmente os problemas teóricos da poesia em sua relação com a prosa, a escrita e a voz como esboço de uma teoria para se pensar a música vocal sem palavras. Primeiramente, possíveis definições da poesia são discutidas, juntamente com outras dicotomias problemáticas relacionadas à linguagem (fala/escrita, canto/fala, humano/animal). A música vocal sem palavras é identificada como um lócus privilegiado para se pensar a relação entre a voz, a linguagem, a música, e o corpo. O uso do canto sem palavras é analisado em duas peças em relação as questões da voz, da linguagem, do significado, e do corpo, sendo ambas baseadas em poemas muito diferentes: La Mort d’Ophélie, canção para voz e piano de Hector Berlioz (1842), e Flos Campi, para viola solo, coro e orquestra, de Ralph Vaughan-Williams (1925). Finalmente, elenca-se algumas conclusões com relação ao caráter único do canto sem palavras em relação ao papel ambíguo da voz na filosofia da linguagem e na teoria do poema.application/pdfCopyright (c) 2012 Rodolfo Piskorskimúsica vocalvocalisepoesiateoria da linguagemA Voz do poema: a phoné e a poiesis no canto sem palavrasinfo:eu-repo/semantics/article