2024-06-132024-06-13https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/6188Investiga os conhecimentos de lógica ensinados nos cursos de biblioteconomia no Brasil, partindo de uma caracterização do negacionismo e suas táticas de argumentação. O objetivo é examinar aplicações dos conhecimentos de lógica no campo da Biblioteconomia como instrumentos de combate ao negacionismo. Faz uma revisão das principais noções teóricas sobre negacionismo e desinformação no campo da ciência da informação. O princípio que justifica a pesquisa é que o negacionismo causa diversos danos, sendo parte da função social do bibliotecário combater este e outros tipos de desinformação. Analisa a produção bibliográfica acerca do tema e a documentação relativa ao ensino de Lógica na Biblioteconomia no Brasil segundo a metodologia da Teoria Fundamentada. Os resultados indicam aplicabilidade de conhecimentos da lógica ensinada Biblioteconomia, no combate ao negacionismo, com especial destaque aos temas da lógica informal ou discursiva.application/pdfCopyright (c) 2024 Revista ACBhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0Lógica; biblioteconomia; negacionismo; desinformação.Aplicação de conhecimentos da lógica no combate ao negacionismo: possibilidades e desafios no ensino de biblioteconomia no Brasilinfo:eu-repo/semantics/article