2025-07-022025-07-02https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/12654O objetivo deste artigo é o de identificar contribuições do modelo social da deficiência para a compreensão do Transtorno do Espectro Autista, considerado, hoje, no Brasil, uma condição de deficiência. O estudo se caracterizou como uma pesquisa de cunho bibliográfico e de caráter conceitual. Para tanto, utilizou-se principalmente de referências da área da Educação, Psicologia e Sociologia que permitiram fomentar o debate sobre a compreensão do autismo. Os resultados do estudo apontaram que o modelo social da deficiência pode contribuir significativamente para repensar o conceito de deficiência e as práticas voltadas a essa população em várias áreas como Arte, Educação, Psicologia, dentre outras. O entendimento da deficiência como uma variação humana, o questionamento acerca dos processos de normatização e homogeneização vivenciados pelas pessoas com deficiência, a ênfase na singularidade e interseccionalidade dessa experiência e a defesa do direito de participação em igualdade de condições são alguns pontos de destaque.application/pdfCopyright (c) 2019 Solange Cristina da Silva, Marivete Gesser, Adriano Henrique NuernbergModelo Social da DeficiênciaTranstorno do Espectro AutistaEstudos sobre DeficiênciaEducação EspecialEducação InclusivaA contribuição do modelo social da deficiência para a compreensão do Transtorno do Espectro Autistainfo:eu-repo/semantics/article