2025-07-022025-07-02https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/831410.5965/1984317812032016123Neste artigo refletimos sobre a definição da arte e as produções artísticas de pessoas diagnosticadas com algum distúrbio ou doença mental, afirmando seus valores artísticos e estéticos. Ao longo da pesquisa buscamos problematizar o conceito de arte apreendido, para então entendermos as variadas visões que a loucura e o louco receberam ao longo do tempo, utilizando as contribuições de Foucault (1972). No que diz respeito às produções artísticas, trouxemos as contribuições de autores versados sobre a iniciativa de Nise da Silveira, tais como Castro e Lima (2007) e Carvalho e Amparo (2006). Como resultado percebemos o quão é arbitrário e subjetivo qualquer conceituação sobre a arte, o objeto artístico e até mesmo o próprio fazer artístico. Nas considerações finais apresentamos que desconsiderar as produções artísticas das pessoas com distúrbios mentais é reiterar o processo de exclusão ao qual são submetidas.Dado curado por Madalena José da Silva em 09/07/2025 para a atividade avaliativaapplication/pdfCopyright (c) 2016 Carlos Carvalho Macêdo, Janine Alessandra PeriniArtesLoucuraEducaçãoInclusãoArte-EducaçãoArte-EducaçãoArte, Loucura e Ensino: por uma Arte-Educação Inclusivainfo:eu-repo/semantics/article