2025-07-022025-07-02https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/12807Este trabalho teve como objetivo analisar a presença e a influência dos princípios do Desenho Universal numa sala de aula de pós-graduação em uma universidade particular em North Central Ohio. Instrutores do curso implementaram muitos aspectos do Desenho Universal relacionados com o clima de sala de aula, métodos de entrega, recursos/ tecnologia de informação, interação, feedback e avaliação. Resultados indicaram que estudantes universitários típicos acharam a aplicação de tais métodos benéfica para a sua aprendizagem em todas as categorias. Palavras-Chave: Desenho Universal. Pós-Graduação. Tecnologia. Instrução Diferenciada. Avaliação. Abstract This paper aimed to analyze the presence and influence of Universal Design principles in a graduate education classroom at a private university in North central Ohio. Course instructors implemented many aspects of Universal Design related to classroom climate, delivery methods, information resources/ technology, interaction, feedback, and assessment. Findings indicated that typical college students perceived the implementation of such methods beneficial to their learning across the categories. Keywords: Universal Design. College Students. Technology. Differentiated Instruction. Assessment.application/pdfPrinciples of universal design in the classroom: a guideline for communication, teaching, and learning Os princípios do desenho universal em sala de aula: orientação para a comunicação, ensino e aprendizageminfo:eu-repo/semantics/article