2024-06-132024-06-13https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/257Dada a importância das Tecnologias de Comunicação Digital – TCD no cotidiano dos estudantes nascidos a partir da década de 1990 (nativos digitais), objetiva-se investigar a sua influência no ensino de História. Pesquisadores destas tecnologias revelam aspectos pertinentes à educação na cibercultura, caracterizando esta última como campo hipermidiático e hipertextual. São considerados três olhares distintos sobre o papel das TCD no espaço educacional: num extremo o grupo de autores entusiastas das suas possibilidades de utilização pedagógica; no outro extremo há o grupo que as evita percebendo os riscos de sua utilização e por fim, há um terceiro grupo que defende uma apropriação crítica destas tecnologias. Considerando que as TCD influenciam no perfil cognitivo das gerações de nativos digitais, optamos por defender a postura do grupo de autores que reconhece o potencial destas tecnologias como facilitadoras do processo de ensino e aprendizagem. Argumenta-se como mais apropriada, portanto, a visão do terceiro grupo de estudiosos, apresentando as TCD como um caminho possível para que os professores de História, na condição de imigrantes digitais, possam recompor o diálogo com seus alunos.application/pdfO ENSINO DE HISTÓRIA E AS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO DIGITAL THE TEACHING OF HISTORY AND THE DIGITAL COMMUNICATION TECHNOLOGIESinfo:eu-repo/semantics/article