2025-07-022025-07-02https://labtecgc.udesc.br/dspace-lab-01/handle/hdl-lab-01-s01/12940O artigo apresenta uma síntese documental do desenvolvimento da inspeção da Instrução Pública na Província de São Paulo entre 1836 e 1876, considerando o movimento de especialização no Governo da Província e a conformação da instrução pública baseada numa economia moral, financeira e política. O estudo adota a análise documental dos registros do executivo provincial tendo por fonte privilegiada o corpus formado pelos Relatórios dos Presidentes da Província de São Paulo destinados a Assembleia Legislativa Provincial no período, acompanhados de seus anexos, dentre os quais os relatórios da Instrução Pública a partir de 1852. A organização da instrução pública nas províncias do Império nesse corpus documental ampliado revela inspiração em modelos culturais de governança vindos de países da Europa e dos Estados Unidos da América do Norte. Na Província de São Paulo, o artigo destaca ainda a presença de Presidentes de Província beduínos em contraste com a permanência dos Inspetores Gerais apresentando, como hipótese, a descentralização da política de instrução pública no Império como artefato de indução da centralização dessas mesmas políticas.Palavras-chave: Inspeção da Instrução Pública; Província de São Paulo; Século XIX.application/pdfCopyright (c) 2017 Revista LinhasA inspeção da instrução pública na província de São Paulo (1836 – 1876)info:eu-repo/semantics/article